Geral
Para registrar domínios .com.br, a melhor opção (e também a mais barata) é usar o site www.registro.br (não confundir com registro.com que é de uma empresa particular que vai te cobrar a mais) e seguir os passos abaixo, onde também há um vídeo oficial do registro.br explicando tudo direitinho.
Passo à Passo – Registrando seu domínio .br
- Verifique se o endereço está disponível (e.g meusite.com.br)
- Se estiver disponível, siga para o passo 4
- Se não estiver disponível, tente outras opções de nome (e.g. meupropriosite.com.br) ou de extensão (meusite.fot.br)
- Cadastre-se ou faça login no serviço
- Preencha os dados, e em campos DNS, mantenha com usar os servidores de DNS do registro.br (isto será alterado após seu site estar instalado em superlumina»)
- Realize o pagamento
Aguarde a confirmação do registro.br de que o domínio está ativo. - Para pagamentos via cartão, pode levar apenas algumas horas, para pagamentos em boleto, até 2 dias depois do pagamento.
Vídeo tutorial – Registrando domínios brasileiros
Lay-out e Design
Este shortcode gera o símbolo do copyright seguido do ano atual. e.g. © 2016
Nesta página:
- Introdução
- Exemplo de uso do shortcode
- Parâmetros do shortcode
- Exemplos: usando parâmetros para mudar o que é visto com o shortcode
- Mais informações sobre shortcodes superlumina»
- Outros shortcodes superlumina»
Os sites superlumina» listam os conteúdos em certos endereços padrões. Por exemplo, no endereço www.dominio.com.br/obras/são listadas todas as obras fotográficas cadastradas e puublicadas, enquanto o endereço www.dominio.com.br/publicacoes/mostrará seus livros cadastrados.
Entretanto, se você desejar listar algum conteúdo em uma página ou post específico, você pode utilizar o shortcode .
Como exemplo, veremos como o fotógrafo Feco Hamburger usou o shortcode para gerar uma lista de suas séries de trabalhos e aprenderemos como usar alguns dos parâmetros que alteram o resultado do shortcode. A lista completa destes parâmetros pode ser encontrado adiante no artigo.
Exemplo de uso do shortcode
Se o shortcode for usado sem nenhum parâmetro, ele usará configurações padrões e mostrará uma lista de posts do blog de seu site, em um grid com 3 colunas e usando o tamanho de arquivo médio para a imagem. No exemplo a seguir, o fotógrafo queria mostrar as suas séries de fotografias autorais em um grid com 3 colunas. Este é o shortcode usado:
Repare que temos diversos outros parâmetros. Adiante neste artigo veremos o que significa cada um deles, mas por enquanto, chamamos atenção para dois deles: type (tipo) e taxonomy (taxonomia).
Série é uma taxonomia, uma forma de classificar um grupo de ítens — como séries, anos, tags, categorias –, e não um tipo de conteúdo específico como obra, publicação, exposição, página, post de blog, etc e portanto, o shortcode precisa ter o parâmetro type=”taxonomy”. Também é necessário especificar que taxonomia seria usada (serie), e por isto usamos o parâmetro taxonomy=”serie”.
o shortcode na área de administração
o resultado na área pública
Parâmetros do shortcode
type (tipo)
- content: conteúdos específicos como obra, posts, etc
- taxonomy: taxonomias
content_type
- award (prêmios)
- clipping (clippings)
- collection (coleções)
- exhbition (exposições)
- page (página)
- post (posts do blog)
- publications (publicações)
- work (obras)
- Exemplo 1: para gerar um grid com posts do blog que tenham a tag “destaque”, seria usado o seguinte shortcode:
- Exemplo 2: para gerar um grid com obras que façam parte da serie XPTO, seria usado o seguinte shortcode:
Padrão: ” (vazio)
- date: data de publicação no site (para conteúdos como post, obra, etc)
- title: título do ítem ou taxonomia
- ID: identificação numérica do ítem no banco de dados, encontrado na barra de endereço do navegador
Padrão: date
- ASC: ascendente (A a Z, de 0 para números maiores.)
- DES: descendente (Z a A, de números maiores para menores)
Padrão: ASC
style
- 1col: 1 coluna (ítens um abaixo do outro, como lista)
- 2col: grid com 2 colunas de largura igual
- 3col: grid com 3 colunas de larguras iguais
- 4col: grid com 4 colunas
- 5col: grid com 5 colunas
- 6col: grid com 6 colunas
- 2col-assimetric: 2 colunas de larguras diferentes, uma com 66% e outra 33% da largura disponível (em breve)
- 2col-faux: 2 colunas, uma delas para a imagem e outra para título e conteúdo textual (em breve)
- 2col-mosaic: alterna entre 2 colunas de larguras diferentes e 1 coluna de 100% (em breve)
Padrão: 3col
Padrão: ” (vazio)
hide_empty
Padrão: true
parent
Identificação numérica (ID, id) da taxonomia pai. Por exemplo,você tem uma série de obras chamada Capitais e dentro dela subséries chamadas Acre, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, então Capitais é uma série “parent”. Será necessário procurar a id dela na tela de administração (digamos que a id é 46) e usar no shortcode, que ficaria similar a:
Padrão: ” (vazio)
gut
A margem horizontal entre colunas do grid.
- none: sem margem.
- thin: estreita
- normal: média
- wide: mais larga
Padrão: normal
grid_line_distance
Distância entre linhas do grid.
- none: nenhuma
- short: curta
- normal: normal
- tall: alta
Importante: assim como em gut (margem) a porcentagem da distância varia conforme o tema.
Padrão: normal
image_position
A posição da imagem em relação ao título do ítem.
- Before: antes do título
- Under: abaixo do título (o título fica sobreposto à imagem)
- After: após o título
Padrão: after
image_size
O tamanho do arquivo da imagem usado no grid. As medidas em pixels abaixo correspondem à maior dimensão da imagem (largura para imagens horizontais, altura para as verticais). Sugerimos que não use imagens muito grandes em grids com muitas colunas
- thumbnail: miniatura, 320 pixels
- small: pequena, 480 pixels
- medium: média, 640 pixels
- large: grande, 960 pixels
- extra_large: extra grande, 1280 pixels
- full: inteira, a dimensão em pixels do arquivo original que foi adicionado ao site
Padrão: medium
image_proportion
A proporção de recorte para o arquivo da imagem:
- original: proporções originais do arquivo
- square: quadrado
- horizontal: horizontal na proporção 3:2
- vertical: vertical na proporção 2:3
- wide: horizontal na proporção 16:9
- slim: vertical na proporção 9:16
- panoramic: horizontal na proporção 2,35:1
- thin: vertical na proporção 1:2,35
Padrão: medium
show_title
Ajusta a visibilidade do título do ítem.
- true: mostra o título
- false: deixa o título invisível
Padrão: true
title_alignment
Alinhamento do título em relação à área onde está o grid
- left: alinhado à esquerda
- center: centralizado
- right: alinhado à direita
Dica: caso utilize o estilo de 1 coluna (style=”1col”) e o alinhamento seja esquerda ou direita, certifique-se de usar um tamanho de imagem que ocupe toda a largura da área de conteúdo do site (large, extra ou full) a fim de evitar que título e imagem pareçam desalinhados.
Padrão: center
show_content
Ajusta a visibilidade do conteúdo textual (e.g. informações de obra ou resumo de post). Limitado a 300 caracteres
- true: mostra o conteúdo
- false: não mostra o conteúdo
Padrão: true
content_alignment
Alinhamento do conteúdo em relação à área onde está o grid
- left: alinhado à esquerda
- center: centralizado
- right: alinhado à direita
Dica: caso utilize o estilo de 1 coluna (style=”1col”) e o alinhamento seja esquerda ou direita, certifique-se de usar um tamanho de imagem que ocupe toda a largura da área de conteúdo do site (large, extra ou full) a fim de evitar que conteúdo e imagem pareçam desalinhados.
Padrão: center
show_read_more
Se deve aparecer um link com o termo Veja Mais após o conteúdo. Funciona apenas caso o comportamento de clique seja “single” (click_behavior=”single”)
- true: mostra a frase Veja Mais com link para o conteúdo
- false: não mostra link
Padrão: false
click_behavior
O que deve acontecer quando o usuário clicar no link de cada ítem do grid
- lightbox: abre as imagens em tela cheia, com fundo preto (o efeito conhecido com lightbox) e o usuário pode ver todas as imagens do grid sem sair da página, usando as setas para esquerda e direita ou arrastando para os lados com o dedo, em telas sensíveis a toque (touch screen)
- single: envia o usuário para a página do ítem clicado
- disable: clique é desabilitado
Exemplos: usando parâmetros para mudar o grid
Nos exemplos abaixo, utilizamos novos parâmetros para alterar o grid original do começo deste artigo. Os parâmetros modificados estão em negrito.
O estilo foi mudado para 1 coluna, a imagem deve aparecer antes do título, e o grid será composto apenas das séries com as ids especificadas, quando o usuário clicar em uma imagem, todas as imagens serão abertas com efeito lightbox. repare também que removemos o parâmetro hide_empty.
Agora as séries aparecem uma embaixo da outra (1 coluna). Note que apenas 4 séries estão aparecendo, pois como removemos o parâmetro hide_empty, o grid deixou de mostrar séries que ainda não tiveram obras catalogadas.
Repare também a largura da imagem é bem menor que a largura da coluna central do site. Isto acontece pois o tamanho do shortcode original (small, pequeno) não é suficiente para ocupar todo o espaço. Para resolver o problema, é necessário escolher um novo tamanho de imagem:
Mais informações sobre shortcodes superlumina»
Aprenda mais sobre shortcodes no artigo “O que são e como usar shortcodes”
Outros shortcodes superlumina»
- – para criar um botão
- Lorem Ipsum dolor sit
- – para gerar uma linha separando áreas de texto
O shortcode gera um link para a home do superlumina», utilizando o texto “superlumina» sites otimizados”.
É possível modificar o texto utilizado passando o parâmetro ‘text’ no shortcode. Por exemplo, o shortcode , geral um link para o endereço www.superlumina.com.br com o texto “Sites para Fotógrafos” no link: Sites para Fotógrafos.
Introdução: meta title, o texto na aba do navegador
O texto que aparece na aba do navegador — tanto em desktops e laptops como em celulares e tablets — é chamado de meta title e serve a vários propósitos:
- Informar ao usuário onde se encontram no site ou que esperar da página.
- Ajuda a informar a robôs de busca e redes sociais do que se trata aquela página.
- Robôs de busca, em especial, tendem a usar este campo como título do site na página de resultados
Como o campo meta title é criado
Vejamos o padrão as listagens de séries:
Fotografias autorais série %%term_title%% » %%sitename%% %%page%%
Neste caso, a variável %%term_title%% será substituída pelo nome da série pelo nome do site e página pelo número da página de listagem (para o caso de séries com várias páginas).
Por exemplo, a série Endoscopia (2013) do fotógrafo Feco Hamburger tem o meta title da seguinte forma:
Fotografias autorais série ENDOSCOPIA (2013) » Feco Hamburger
Adiante, neste artigo, é possível ver todas as variáveis possíveis de serem utilizadas.
Como alterar o campo meta title
É possível alterar o padrão do campo meta title nos sites superlumina», mas a alteração não se dá em cada página e sim por área ou tipos de conteúdo.
Isto significa que o modelo feito para uma série A vale também para todas as outras séries — B, C, …, Z –. Da mesma forma, o modelo para posts do blog, será igual para todos os posts, e o modelo para a Obra X será usado para todas Obras.
Se você deseja alterar o padrão de meta title de uma das seções de seu site, é necessário solicitar à nossa equipe de suporte, informando a seção e qual o modelo desejado, baseado em variáveis, que você vê logo abaixo,
Lista de variáveis para o campo meta title
- %%title%% – título do post, da obra, da publicação, nome da exposição, da série, etc
- %%artistname%% – seu nome artístico
- %%page%% – página e número de página totais (e.g. página 3 de 5)
- %%ano%% – ano da obra, publicação, etc
- %%serie%% – série da obra
- %%tag%% – tag do post no blog
- %%category%% – categoria do blog
Exemplos de modelos para meta title
- Fotografias da série %%serie%% %%page%% se transformaria em Fotografias da série Aéreas (página 1 de 4)
- %%title%%, fotografia autoral da série %%serie%% se transformaria ALMA VIII – Experiência Mediada, fotografia autoral da série ALMA.
Uma área de módulos flexível ajusta o seu lay-out conforme o número de módulos / widgets utilizados
Nesta página:
Introdução: o que são e quais os tipos
Exemplo de shortcodes
Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes
Lista de shortcodes superlumina»
Introdução à shortcodes: o que são e quais os tipos
- simples: com apenas um elemento. e.g.
, que gera uma lista de conteúdos
- compostos: com dois elementos.e.g. Lorem Ipsum dolor sit, normalmente usado quando é necessário “encapsular” alguma informação.
Exemplo do shortcode: slt_grid na área administrativa
Exemplo de shortcode: resultado do shortcode slt_grid na área pública do site:
Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes
Alguns shortcodes são simples e não precisam de configuração. Como por exemplo, o shortcode , que cria uma linha para separação se seções num texto.
Outros podem receber, ou às vezes requerem, configurações através de parâmetros. Por exemplo: se você adicionar o código sem qualquer parâmetro, o sistema irá utilizar uma séries de configurações padrões e mostrar uma série de posts num grid com 3 colunas será mostrada na área pública do site.
Se desejássemos mostrar uma série de obras fotográficas, seria necessário adicionar o parâmetro content_type (tipo de conteúdo) ao código , como pode ser visto nas imagens exemplos acima.
- – para geração de listas e grids de conteúdos
- – para criar um botão
- Lorem Ipsum dolor sit
- – para gerar uma linha separando áreas de texto
- © 2024 – gera símbolo de Copyright + ano (e.g. © 2016 )
- Suporte superlumina» – gera link para a página inicial do site, usando o nome do site como texto do link
- – gera link para a home do Superlumina, utilizando o texto “superlumina» sites otimizados”.
O superlumina» não oferece um serviço de email embutido nos planos e recomendamos a todos os clientes que contratem o G Suite (antigo Google Apps for Work), um excelente serviço do Google que permite que oferecer um email personalizado (@seusite.com.br ) com a mesma qualidade e interface do Gmail, mais versões customizadas do Google Docs, Google Agenda e Hangouts, ferramentas muito úteis no dia à dia. É o mesmo serviço que utilizamos internamente.
Como obter o G Suite
O G suitek custa apenas 5 dólares por mês para cada usuário (com desconto para pagamentos anuais) e você pode testar por 30 dias antes de assinar, basta clicar aqui ou visitar o endereço http://goo.gl/tMfGeg.
Se não encontrar uma resposta na lista ou busca acima, clique aqui para entrar em contato com nosso suporte.