Ícone do site Suporte superlumina»

Dúvidas Mais Frequentes (FAQ)

Geral

Como faço para registrar um domínio?

Para registrar domínios .com.br, a melhor opção (e também a mais barata) é usar o site www.registro.br (não confundir com registro.com que é de uma empresa particular que vai te cobrar a mais) e seguir os passos abaixo, onde também há um vídeo oficial do registro.br explicando tudo direitinho.

Passo à Passo – Registrando seu domínio .br

  • Verifique se o endereço está disponível (e.g meusite.com.br)
  • Se estiver disponível, siga para o passo 4
  • Se não estiver disponível, tente outras opções de nome (e.g. meupropriosite.com.br) ou de extensão (meusite.fot.br)
  • Cadastre-se ou faça login no serviço
  • Preencha os dados, e em campos DNS, mantenha com usar os servidores de DNS do registro.br (isto será alterado após seu site estar instalado em superlumina»)
  • Realize o pagamento
    Aguarde a confirmação do registro.br de que o domínio está ativo.
  • Para pagamentos via cartão, pode levar apenas algumas horas, para pagamentos em boleto, até 2 dias depois do pagamento.

Vídeo tutorial – Registrando domínios brasileiros

Lay-out e Design

Este shortcode gera o símbolo do copyright seguido do ano atual. e.g. © 2016

shortcode Suporte superlumina» gera um link para a página inicial do site, usando o nome do site como texto do link (e.g. Feco Hamburger no site www.fecohamburger.com.br ).
É possível modificar o texto utilizado passando o parâmetro ‘text’ no shortcode. Por exemplo, o shortcode Feco Hamburger Fotografia, no site www.fecohamburguer.com.br geraria o link Feco Hamburger Fotografia.
– shortcode para geração de listas e grids de conteúdos

Nesta página:

  • Introdução
  • Exemplo de uso do shortcode
  • Parâmetros do shortcode
  • Exemplos: usando parâmetros para mudar o que é visto com o shortcode
  • Mais informações sobre shortcodes superlumina»
  • Outros shortcodes superlumina»

 

Os sites superlumina» listam os conteúdos em certos endereços padrões. Por exemplo, no endereço www.dominio.com.br/obras/são listadas todas as obras fotográficas cadastradas e puublicadas, enquanto o endereço www.dominio.com.br/publicacoes/mostrará seus livros cadastrados.

Entretanto, se você desejar listar algum conteúdo em uma página ou post específico, você pode utilizar o shortcode .

Como exemplo, veremos como o fotógrafo Feco Hamburger usou o shortcode para gerar uma lista de suas séries de trabalhos e aprenderemos como usar alguns dos parâmetros que alteram o resultado do shortcode. A lista completa destes parâmetros pode ser encontrado adiante no artigo.

Exemplo de uso do shortcode 

Se o shortcode  for usado sem nenhum parâmetro, ele usará configurações padrões e mostrará uma lista de posts do blog de seu site, em um grid com 3 colunas e usando o tamanho de arquivo médio para a imagem. No exemplo a seguir, o fotógrafo queria mostrar as suas séries de fotografias autorais em um grid com 3 colunas. Este é o shortcode usado:

Repare que temos diversos outros parâmetros. Adiante neste artigo veremos o que significa cada um deles, mas por enquanto, chamamos atenção para dois deles: type (tipo) e taxonomy (taxonomia).

Série é uma taxonomia, uma forma de classificar um grupo de ítens  — como séries, anos, tags, categorias –, e não um tipo de conteúdo específico como obra, publicação, exposição, página, post de blog, etc e portanto, o shortcode precisa ter o parâmetro type=”taxonomy”.  Também é necessário especificar que taxonomia seria usada (serie), e por isto usamos o parâmetro taxonomy=”serie”.

o shortcode na área de administração

o resultado na área pública

Parâmetros do shortcode 

Abaixo segue a lista com todos os parâmetrosque podem ser usado no shortcode para modificar o grid. Cada parâmetro tem um efeito diferente no que é mostrado para o usuário, como podem ser vistos nos exemplos após a lista.
Cada um dos parâmetros tem um valor padrão, utilizado caso o parâmetro não seja especificado. Estes valores estão marcados emítálico e negrito.

type (tipo)

O tipo de grid.
  • content: conteúdos específicos como obra, posts, etc
  • taxonomy: taxonomias
Padrão: content

content_type

Que tipo de conteúdo específico, válido somente se o type for igual content
  • award (prêmios)
  • clipping (clippings)
  • collection (coleções)
  • exhbition (exposições)
  • page (página)
  • post (posts do blog)
  • publications (publicações)
  • work (obras)
Padrão: post
number
Número máximo de ítens no grid ou lista. O valor máximo é 50 e sugerimos manter entre 20 e 30 para não deixar o carregamento da página lento.
 
Padrão: 20
taxonomy
Se o parâmetro type for igual taxonomy (i.e. ) , é usado para especificar qual a taxonomia deve ser utilizada para gerar o grid (e.g serie). Se o type é igual content , é usado em conjunto com o parâmetro taxonomy_term (vide abaixo) para limitar os ítens a uma taxonomia específica.
Padrão: ” (vazio)
taxonomy_term
Usado em conjunto com o parâmetro taxonomy quando se deseja que o grid ou lista contenha apenas ítens classificados com uma opçõa específica de uma taxonomia.
  • Exemplo 1: para gerar um grid com posts do blog que tenham a tag “destaque”, seria usado o seguinte shortcode:
  • Exemplo 2: para gerar um grid com obras que façam parte da serie XPTO, seria usado o seguinte shortcode:

Padrão: ” (vazio)

order_by
Por qual campo do banco de dados os ítens devem ser ordenados.
  • date: data de publicação no site (para conteúdos como post, obra, etc)
  • title: título do ítem ou taxonomia
  • ID: identificação numérica do ítem no banco de dados, encontrado na barra de endereço do navegador

 

Padrão: date

order
A direção de ordenação
  • ASC: ascendente (A a Z, de 0 para números maiores.)
  • DES: descendente (Z a A, de números maiores para menores)

Padrão: ASC

style

O estilo do grid:
  • 1col: 1 coluna (ítens um abaixo do outro, como lista)
  • 2col: grid com 2 colunas de largura igual
  • 3col: grid com 3 colunas de larguras iguais
  • 4col: grid com 4 colunas
  • 5col: grid com 5 colunas
  • 6col: grid com 6 colunas
  • 2col-assimetric: 2 colunas de larguras diferentes, uma com 66% e outra 33% da largura disponível (em breve)
  • 2col-faux: 2 colunas, uma delas para a imagem e outra para título e conteúdo textual (em breve)
  • 2col-mosaic: alterna entre 2 colunas de larguras diferentes e 1 coluna de 100% (em breve)
 
Importante: o número de colunas diminui em telas menores. Por exemplo, uma grid de 6 colunas se torna de 5 colunas em telas menores de 1024 pixels largura, 4 colunas em em telas menores de 800 pixels e assim por diante. Todos os grids se tornam de 1 coluna em telas menores que 480 pixels (a maioria dos celulares na posição retrato).

 

Padrão: 3col

ids
Serve para limitar quais ítens devem aparecer no grid por suas identificações numéricas dos ítens no banco de dados, encontrados na barra de endereço do navegador.
Por exemplo, o shortcode a seguir irá mostrar apenas as obras com as ids 40, 34, 41 e 42, e como tem o parâmetro orderby=”ID” irá ordenar pela ordem em que os números aparecem.
 

Padrão: ” (vazio)

hide_empty

Usando apenas quando o tipo de grid é type=”taxonomy”. Por padrão o grid não mostra taxonomias “vazias”. Por exemplo, séries que foram cadastradas mas que ainda não têm nenhuma obra atrelada à ela. Para fazer aparecer estes ítens, é preciso usar o parâmetro hide_empty=”false”.

Padrão: true

parent

Identificação numérica (ID, id) da taxonomia pai. Por exemplo,você tem uma série de obras chamada Capitais e dentro dela subséries chamadas Acre, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, então Capitais é uma série “parent”. Será necessário procurar a id dela na tela de administração (digamos que a id é 46) e usar no shortcode, que ficaria similar a:

Padrão: ” (vazio)

gut

A margem horizontal entre colunas do grid.

  • none: sem margem.
  • thin: estreita
  • normal: média
  • wide: mais larga
Importante: a porcentagem da largura varia conforme o tema. Por exemplo: no tema básico, thine equivale a é 0,5% do espaço que o grid ocupa, normal 1% e wide 1,5%.

Padrão: normal

grid_line_distance

Distância entre linhas do grid.

  • none: nenhuma
  • short: curta
  • normal: normal
  • tall: alta

Importante: assim como em gut (margem) a porcentagem da distância varia conforme o tema.

Padrão: normal

image_position

A posição da imagem em relação ao título do ítem.

  • Before: antes do título
  • Under: abaixo do título (o título fica sobreposto à imagem)
  • After: após o título

Padrão: after

image_size

O tamanho do arquivo da imagem usado no grid. As medidas em pixels abaixo correspondem à maior dimensão da imagem (largura para imagens horizontais, altura para as verticais). Sugerimos que não use imagens muito grandes em grids com muitas colunas

  • thumbnail: miniatura, 320 pixels
  • small: pequena, 480 pixels
  • medium: média, 640 pixels
  • large: grande, 960 pixels
  • extra_large: extra grande, 1280 pixels
  • full: inteira, a dimensão em pixels do arquivo original que foi adicionado ao site

Padrão: medium

image_proportion

A proporção de recorte para o arquivo da imagem:

  • original: proporções originais do arquivo
  • square: quadrado
  • horizontal: horizontal na proporção 3:2
  • vertical: vertical na proporção 2:3
  • wide: horizontal na proporção 16:9
  • slim: vertical na proporção 9:16
  • panoramic: horizontal na proporção 2,35:1
  • thin: vertical na proporção 1:2,35


Padrão: medium

show_title

Ajusta a visibilidade do título do ítem.

  • true: mostra o título
  • false: deixa o título invisível


Padrão: true

title_alignment

Alinhamento do título em relação à área onde está o grid

  • left: alinhado à esquerda
  • center: centralizado
  • right: alinhado à direita

Dica: caso utilize o estilo de 1 coluna (style=”1col”) e o alinhamento seja esquerda ou direita, certifique-se de usar um tamanho de imagem que ocupe toda a largura da área de conteúdo do site (large, extra ou full) a fim de evitar que título e imagem pareçam desalinhados.


Padrão: center

show_content

Ajusta a visibilidade do conteúdo textual (e.g. informações de obra ou resumo de post). Limitado a 300 caracteres

  • true: mostra o conteúdo
  • false: não mostra o conteúdo

Padrão: true


content_alignment

Alinhamento do conteúdo em relação à área onde está o grid

  • left: alinhado à esquerda
  • center: centralizado
  • right: alinhado à direita

Dica: caso utilize o estilo de 1 coluna (style=”1col”) e o alinhamento seja esquerda ou direita, certifique-se de usar um tamanho de imagem que ocupe toda a largura da área de conteúdo do site (large, extra ou full) a fim de evitar que conteúdo e imagem pareçam desalinhados.


Padrão: center

show_read_more

Se deve aparecer um link com o termo Veja Mais após o conteúdo. Funciona apenas caso o comportamento de clique seja “single” (click_behavior=”single”)

  • true: mostra a frase Veja Mais com link para o conteúdo
  • false: não mostra link


Padrão: false

click_behavior

O que deve acontecer quando o usuário clicar no link de cada ítem do grid

  • lightbox: abre as imagens em tela cheia, com fundo preto (o efeito conhecido com lightbox) e o usuário pode ver todas as imagens do grid sem sair da página, usando as setas para esquerda e direita ou arrastando para os lados com o dedo, em telas sensíveis a toque (touch screen)
  • single: envia o usuário para a página do ítem clicado
  • disable: clique é desabilitado


Exemplos: usando parâmetros para mudar o grid

Nos exemplos abaixo, utilizamos novos parâmetros para alterar o grid original do começo deste artigo. Os parâmetros modificados estão em negrito.

O estilo foi mudado para 1 coluna, a imagem deve aparecer antes do título, e o grid será composto apenas das séries com as ids especificadas, quando o usuário clicar em uma imagem, todas as imagens serão abertas com efeito lightbox. repare também que removemos o parâmetro hide_empty.


Agora as séries aparecem uma embaixo da outra (1 coluna). Note que apenas 4 séries estão aparecendo, pois como removemos o parâmetro hide_empty, o grid deixou de mostrar séries que ainda não tiveram obras catalogadas.

Repare também a largura da imagem é bem menor que a largura da coluna central do site. Isto acontece pois o tamanho do shortcode original (small, pequeno) não é suficiente para ocupar todo o espaço. Para resolver o problema, é necessário escolher um novo tamanho de imagem:


Dica: se você repetir parâmetros no shortcode, apenas o último valor será considerado. Por exemplo, o código abaixo tem image_size aparecendo duas vezes, mas apenas o tamanho extra-large é considerado válido.

Mais informações sobre shortcodes superlumina»

Aprenda mais sobre shortcodes no artigo “O que são e como usar shortcodes

Outros shortcodes superlumina»

  • – para criar um botão
  • Lorem Ipsum dolor sit
  • – para gerar uma linha separando áreas de texto
– link para a home do superlumina»

shortcode  gera um link para a home do superlumina», utilizando o texto “superlumina» sites otimizados”.

É possível modificar o texto utilizado passando o parâmetro ‘text’ no shortcode. Por exemplo, o shortcode , geral um link para o endereço www.superlumina.com.br com o texto “Sites para Fotógrafos” no link: Sites para Fotógrafos.

Como mudo o texto da aba do navegador? (meta title)

Introdução: meta title, o texto na aba do navegador


O texto que aparece na aba do navegador — tanto em desktops e laptops como em celulares e tablets — é chamado de meta title e serve a vários propósitos:

  • Informar ao usuário onde se encontram no site ou que esperar da página.
  • Ajuda a informar a robôs de busca e redes sociais do que se trata aquela página.
  • Robôs de busca, em especial, tendem a usar este campo como título do site na página de resultados

Como o campo meta title é criado

Este campo fica escondido no código HTML da página e é criado automaticamente por nosso sistema, usando algumas variáveis e modelos pré-determinados para cada área do site, seguindo boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, otimização para Google e outros buscadores), como o limite de 56 caracteres.

Vejamos o padrão as listagens de séries:

Fotografias autorais série %%term_title%% » %%sitename%% %%page%%

Neste caso, a variável %%term_title%% será substituída pelo nome da série pelo nome do site e página pelo número da página de listagem (para o caso de séries com várias páginas).

Por exemplo, a série Endoscopia (2013) do fotógrafo Feco Hamburger tem o meta title da seguinte forma:
Fotografias autorais série ENDOSCOPIA (2013) » Feco Hamburger

Adiante, neste artigo, é possível ver todas as variáveis possíveis de serem utilizadas.

Como alterar o campo meta title

É possível alterar o padrão do campo meta title nos sites superlumina», mas a alteração não se dá em cada página e sim por área ou tipos de conteúdo. 

Isto significa que o modelo feito para uma série A vale também para todas as outras séries — B, C, …, Z –. Da mesma forma, o modelo para posts do blog, será igual para todos os posts, e o modelo para a Obra X  será usado para todas Obras.

Se você deseja alterar o padrão de meta title de uma das seções de seu site, é necessário solicitar à nossa equipe de suporte, informando a seção e qual o modelo desejado, baseado em variáveis, que você vê logo abaixo,

Lista de variáveis para o campo meta title

  • %%title%% – título do post, da obra, da publicação, nome da exposição, da série, etc
  • %%artistname%% – seu nome artístico
  • %%page%% – página e número de página totais (e.g. página 3 de 5)
  • %%ano%% – ano da obra, publicação, etc
  • %%serie%% – série da obra
  • %%tag%% – tag do post no blog
  • %%category%% – categoria do blog

Exemplos de modelos para meta title

O que é uma Área de Módulos Flexível? (Flexible Widget Layout)

Uma área de módulos flexível ajusta o seu lay-out conforme o número de módulos / widgets utilizados

O que são e como usar shortcodes

Nesta página:

Introdução: o que são e quais os tipos
Exemplo de shortcodes
Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes
Lista de shortcodes superlumina»

Introdução à shortcodes: o que são e quais os tipos

Shortcodes são códigos que são inseridos no meio do texto de uma página para ativar funcionalidades, por exemplo: lista de posts, botões, avisos, etc.Os shortcodes podem ser de dois tipos:

 

  • simples: com apenas um elemento. e.g.   , que gera uma lista de conteúdos
  • compostos: com dois elementos.e.g. Lorem Ipsum dolor sit, normalmente usado quando é necessário “encapsular” alguma informação.

 

Exemplo do shortcode: slt_grid na área administrativa

 

 

Exemplo de shortcode: resultado do shortcode slt_grid na área pública do site:

 

 

Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes

 

Alguns shortcodes são simples e não precisam de configuração. Como por exemplo, o shortcode , que cria uma linha para separação se seções num texto.

 

Outros podem receber, ou às vezes requerem, configurações através de parâmetros.  Por exemplo: se você adicionar o código sem qualquer parâmetro, o sistema irá utilizar uma séries de configurações padrões e mostrar uma série de posts num grid com 3 colunas será mostrada na área pública do site. 

 

Se desejássemos mostrar uma série de obras fotográficas, seria necessário adicionar o parâmetro content_type (tipo de conteúdo) ao código , como pode ser visto nas imagens exemplos acima.

 

Lista de shortcodes superlumina»
Atualmente, a plataforma superulumina» oferece os seguintes shortcodes:
  • – para geração de listas e grids de conteúdos
  • – para criar um botão
  • Lorem Ipsum dolor sit
  • – para gerar uma linha separando áreas de texto
  • © 2024 – gera símbolo de Copyright + ano (e.g. © 2016 )
  • Suporte superlumina» – gera link para a página inicial do site, usando o nome do site como texto do link
  •  – gera link para a home do Superlumina, utilizando o texto “superlumina» sites otimizados”.
(clique nos links para conhecer detalhes o funcionamento, parâmetros e exemplos de cada shortcode)
o superlumina» oferece email?

O superlumina» não oferece um serviço de email embutido nos planos e recomendamos a todos os clientes que contratem o G Suite (antigo Google Apps for Work), um excelente serviço do Google que permite que oferecer um email personalizado (@seusite.com.br ) com a mesma qualidade e interface do Gmail, mais versões customizadas do Google Docs, Google Agenda e Hangouts, ferramentas muito úteis no dia à dia. É o mesmo serviço que utilizamos internamente.

Como obter o G Suite

O G suitek custa apenas 5 dólares por mês para cada usuário (com desconto para pagamentos anuais) e você pode testar por 30 dias antes de assinar, basta clicar aqui ou visitar o endereço http://goo.gl/tMfGeg.


Se não encontrar uma resposta na lista ou busca acima, clique aqui para entrar em contato com nosso suporte.

Sair da versão mobile